ALTO MISTERIOSO

O corredor Alto Misterioso é o único dos dez prioritários que não apresenta unidades de conservação, abrigando, no entanto, importantes exemplares cênicos e naturais que merecem destaque no cenário dos corredores prioritários do Espírito Santo.


Composto pelos municípios de Colatina, Baixo Guandu, Itaguaçú e, em menor escala, áreas de Santa Teresa, Laranja da Terra e Itarana, a região faz justiça ao seu nome, guardando misteriosas surpresas capazes de atrair uma importante demanda potencial de ecoturistas nacionais e internacionais, podendo se tornar um destacado destino de aventura e ecoturismo do Espírito Santo, através de produtos ligados à prática de escalada, caminhada e cicloturismo.

A porção norte do corredor é cortada pelo Rio Doce, que, de passagem pelo distrito de Itapina, em Colatina, apresenta um pouco da história da estrada de ferro Vitória-Minas, através do seu rico patrimônio cultural e arquitetônico, de potencial visível ao turismo cultural e pedagógico.



O município de Baixo Guandu guarda nas margens do leito do Rio Guandu o distrito de Ibituba, importante destino de escaladores interestaduais da década de 80, que desembarcaram na região atraídos pelos Pontões de Ibituba e pela Pedra do Nariz.

Outro expoente na escalada no Brasil está no extremo sul do corredor: a Pedra dos Cinco Pontões, localizada no município de Laranja da Terra. Formação rochosa intrigante e imponente na paisagem, vem atraindo grupos de escaladores de diversas partes do território nacional e do exterior.

No alto da Serra do Palmital, no município de Itaguaçú, há vários atrativos naturais de rara beleza, como o Pico do Caparaó, com 850m, e a Cachoeira do Grosso, além de uma extensa área que resguarda um número considerável de piscinas naturais e quedas d’água ao longo do Córrego Areia Branca.


A sede municipal de Itaguaçú, principal destino indutor deste corredor, acolhe um belíssimo acervo arquitetônico especialmente representado pela Igreja Matriz, considerada por muitos como a mais bela e imponente do interior do estado. Na região leste do corredor, ainda em Itaguaçú, encontra a Serra do Alto Misterioso (ou Serra do Queira Deus), evidenciada pela Pedra Paulista e pela Pedra do Alto Misterioso.

No limite sudeste do corredor, mais dois importantes atrativos: a Pedra da Onça e a Capela de Santa Luzia, fixados na divida entre os municípios de Itarana e Santa Teresa.