SOORETAMA-GOYTACAZES-COMBOIOS

O corredor Sooretama – Goytacazes – Comboios é fortemente marcado por três características: a existência de quatro unidades de conservação, o complexo lacustre de Linhares e a faixa costeira do Delta do Rio Doce, também localizada neste município.


No centro da zona turística do Delta do Rio Doce está Regência, uma vila pesqueira que tem conhecido um crescimento anual da oferta de serviços e atrativos turísticos e da demanda de visitantes. Além das belezas naturais, a vila é detentora de história e cultura repletas de elementos interessantes. Conhecida nacionalmente pelos praticantes do surf, possui uma organização social também bastante peculiar.

Na margem esquerda do Delta do Rio Doce está outra vila pesqueira e com vocação para o surf: Povoação, onde encontram-se importantes fragmentos de Mata Atlântica e Restinga, trilhas interpretativas, lagoas, com destaque para a Lagoa Monsarás e, mais ao norte, a comunidade de Degredo e suas veredas.


A Zona Turística do Delta do Rio Doce se destaca ainda por congregar importantes atividades de responsabilidade social, valorização da cultura e incentivo a pesquisas, capitaneadas pelo Projeto Tamar e Projeto Ecocidadania.

O complexo lacustre deste corredor conta com aproximadamente 74 lagoas, sendo a maior e mais conhecida a Lagoa Juparanã, esta uma das principais zonas identificada neste estudo com potencial de atratividade capaz de promover movimentos decorrentes da prática de aventura e ecoturismo.

A terceira característica formadora da identidade desse corredor e que dá a dimensão de sua grande extensão, é a existência de quatro unidades de conservação: as reservas biológicas de Sooretama e Comboios, a Reserva Natural da Vale e a Floresta Nacional de Goytacazes, sendo que Sooretama e Vale formam uma das maiores áreas remanescente de Mata Atlântica de Tabuleiro do país. Nelas, é possível associar o ecoturismo à educação ambiental, oferecendo ao visitante a possibilidade de vivenciar o ecossistema Mata Atlântica e conhecer formas mais sustentáveis de uso dos recursos naturais.

ATRATIVOS

VILA DE REGÊNCIA

Regência (wikimapia), uma pequena vila de pescadores localizada na foz do Rio Doce, no município de Linhares, tornou-se nos últimos anos um dos destinos turísticos mais promissores do Espírito Santo, sobretudo pela vocação ao turismo cultura e ao ecoturismo associado à aventura e a educação ambienta.

A repercussão do destino se deve a vários fatores, entre eles destaca-se a história de Caboclo Bernardo, um pescador que, em 1887, salvou cento e vinte e oito marinheiros do Cruzador Imperial Marinheiro, da Marinha Imperial do Brasil, saudado na região como um herói local, vindo a integrar às lendas e à cultura da Barra do Rio Doce. Toda primeira semana de junho acontece em Regência a "Festa de Caboclo Bernardo", onde em homenagem ao herói acontece o encontro de bandas de Congo de todo o estado do Espírito Santo.

Situada próxima a Reserva Biológica de Comboios, que abriga a principal base do Projeto TAMAR, Regência se caracteriza por ser um local calmo, com pessoas hospitaleiras, que conservam sua identidade cultural e estão sempre sintonizadas com as questões ambientais que cercam o a atmosfera local, fatores fundamentais para o desenvolvimento da dinâmica turística atual.

Em Regência podemos citar os seguintes atrativos/pontos de visitação:

• Rio Doce
• Foz do Rio Doce
• Reserva Biológica de Comboios
• Projeto Tamar
• Ecocidadania
• Cúpula do Antigo Farol
• Museu Histórico de Regência
• Praias
• Lagoas
• Personagens
• Festas e Eventos típicos

Todos os atrativos acima podem ser conhecidos de maneira autônoma, ou com apoio de um dos condutores ecoturísticos locais. A vila dispõe ainda de uma agência de ecoturismo, além de dezenas de meios de hospedagem e equipamentos de alimentação e diversão noturna.

RIO DOCE

O Rio Doce (wikimapia) representa a mais importante bacia hidrográfica totalmente incluída na Região Sudeste, drenando os estados do Espírito Santo e Minas Gerais,

Historicamente, o Rio Doce teve importância decisiva na conquista do Espírito Santo e de Minas Gerais pelos europeus. Pelo seu vale, no século XVIII penetraram sertanistas, exploradores e pesquisadores, que chegaram a manter contatos pacíficos com os chamados índios botocudos, deixando um vasto conhecimento sobre esses grupos nativos.


No século XX o vale do Rio Doce serviu de caminho para a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) que impulsionou o crescimento de diversas localidades ao longo do seu leito.


Próximo a sua desembocadura, ponto de encontro do rio com o oceano Atlântico, um longo trecho do rio é ocupado pelas tradicionais fazenda de cacau com árvores centenárias e paisagem exuberante, afluentes, ilhas, configurando-se num importante e maravilhoso ecossistema.

FOZ DO RIO DOCE

A foz do Rio Doce (wikimapia) é também conhecida como Delta do rio Doce onde formam-se ilhas que são denominadas Ilhas do rio Doce.

O Delta do rio Doce possui uma grande biodiversidade, abrigando anfíbios, répteis, aves e mamíferos, destaca-se por acolher uma das principais bases do projeto Tamar em Comboios, única praia brasileira onde ocorre a desova da tartaruga de couro (Dermochelys cariacea), animal marinho entre os mais ameaçados de extinção do mundo.


Sua flora é bem diversificada com mais de 250 espécies já catalogadas. Entre as formas de vegetação encontradas estão à restinga, matas de tabuleiro, extensas áreas de brejos, pântanos, além de várias lagoas.

A região da foz do rio Doce é classificada pelo Ministério do Meio Ambiente como de Alta Prioridade para a conservação da biodiversidade costeira e marinha no Brasil. É no Delta do Rio Doce que iniciam-se muitos ciclos físicos, químicos, biológicos e até culturais, sendo que no rio Doce esses fenômenos mais intensos que é chamado de Rio-Mar.

O rio Doce é o único da costa brasileira que não possui um manguezal na região da foz, devido ao grande volume de água que originalmente descia das regiões altas, além da sua posição geográfica que faz com que os ventos norte-sul aumentem a força das águas impedindo a entrada da maré no rio, essencial para a formação de manguezais.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente

RESERVA BIOLÓGICA DE COMBOIOS

Esta unidade foi criada para manter a diversidade biológica dos ecossistemas costeiros; preservar comunidades de restinga e, em especial proteger as desovas de tartaruga-de-couro, pois este é considerado um dos maiores sítios de desova dessa espécie no Estado e proporcionar o desenvolvimento de pesquisa científica.

Entre 1955 e 1969 parte de áreas da reserva foi vendida a particulares

Em 1950, a região foi declarada, pelo Instituto Osvaldo Cruz, um dos mais importantes remanescentes de restinga do Brasil. Abriga várias espécies animais e vegetais ameaçadas de extinção, como a preguiça-de-coleira, o tamanduá e o macaco-prego. Em 1974 o ambientalista Augusto Ruschi solicitou à Câmara dos Deputados que a área fosse entregue ao Governo Federal para só em 1984 ser criada pela União com seus atuais 833 ha.

Está localizada no litoral norte do estado do Espírito Santo, junto ao povoado de Regência.

PROJETO TAMAR

A Planície Costeira do Delta do Rio Doce abriga três bases do Projeto TAMAR. A base de Comboios (wikimapia), em Regência, é considerada a base-mãe do Espírito Santo. Somadas as bases de Povoação e Pontal do Ipiranga, o TAMAR protege e monitora aproximadamente 109 km de praias semi-desertas nesta região, concentrando mais da metade das desovas registradas no Estado.

A região é unico ponto de concentração de desovas da Tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea) e o segundo maior da Tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) no Brasil.

A base de Comboios, uma das três primeiras instaladas no Brasil, desenvolve atividades de manejo de conservação de fêmeas, ninhos e filhotes, educação ambiental e pesquisas. Conta com Centro de Visitantes, quatro tanques (com exemplares vivos de quatro espécies), salas de exposição e vídeo, painéis auto-explicativos com informações sobre as tartarugas e, entre dezembro e fevereiro, soltura assistida de filhotes na praia.

PROJETO ECOCIDADANIA

Programa de Educação Ambiental capitaneado pela Petrobras e executado pela Fundação Pró-Tamar com o objetivo de desenvolver a consciência ecológica aos moradores das comunidades locais da Planície Costeira do Delta do Rio Doce.

Atua nas comunidades de Regência, Povoação, Degredo e Pontal do Ipiranga, com ações ligadas a educação ambiental através de capacitação e qualificação, promoção de programas audiovisuais, aquacultura, coleta seletiva.

As comunidades onde o projeto atua conta com laboratório de ciências naturais, horta comunitária, viveiro de mudas nativas, biblioteca comunitária, trilhas e produtos ecoturísticos.

CENTRO ECOLÓGICO DE REGÊNCIA

Dentro de Regência está instalado o centro ecológico. Criado em 1987 como ponto de apoio da Reserva de Comboios, é um centro de vivência da comunidade e um centro de informações turísticas e ambientais.

Sua estrutura constitui de uma biblioteca comunitária; auditório com programação de vídeo-comunitário, teatro, palestras, reuniões, etc; lojinha com o artesanato local; esqueleto de uma baleia jubarte e sala de exposição permanente com quadros, jogos e espécies de tartarugas marinhas empalhadas. Pode ser observado grande número e variedade de pássaros com revoadas de maritacas no final da tarde entre dezembro a maio.

Fonte: Ecocidadania

MUSEU HISTÓRICO DE REGÊNCIA

Fundado em 2000, o museu conta com  um acervo composto de painéis com textos e fotos, documentos históricos e objetos que contam de forma temática e interativa a história da evolução sócio-econômica, ambiental e cultural (congo, parteiras, pesca, benzedeiras...) da comunidade, da região do Rio Doce e do herói nacional Caboclo Bernardo – seu filho ilustre.

Na frente está instalada sua obra mais importante - a cúpula do centenário farol do Rio Doce, construção francesa de 1895, tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 2000 como patrimônio cultural do estado.

Fonte: Ecocidadania

SÍTIO BELAS ONDAS

Pousada e camping com equipamentos de alimentação coletivos, área de lazer, trilhas, e outras estruturas de apoio.

Um uma ampla área verde e cercado pela Lagoa de Cacimbas, a propriedade se destaca como atrativo ecoturístico no cenário local, além de ser uma opção de hospedagem distante da vila e bem próxima a praia.

RESERVA NATURAL DA VALE

A Reserva Natural da Vale começou a ser formada em 1951, quando a Vale adquiriu as primeiras propriedades na região. O objetivo era formar um estoque de madeira para a produção de dormentes, que seria utilizado na Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM), utilizada para escoamento do minério de ferro extraído do Quadrilátero Ferrífero, até Vitória, de onde seguia para exportação.

A partir da realização dos primeiros experimentos para extração dos dormentes, verificou-se a existência de alternativas mais vantajosas, tanto econômicas como ambientais, e a floresta foi preservada.

Estas diretrizes estabelecem ações que abrangem a proteção e a conservação da biodiversidade. Esse esforço é baseado em atividades que se iniciam na proteção ecossistêmica e que contempla, de forma geral, a disseminação de germoplasma florístico, na implantação e condução de um amplo programa de pesquisa envolvendo os ecossistemas tropicais, na capacitação e treinamento de mão de obra e no desenvolvimento tecnológico para recuperação de ecossistemas degradados.

Como resultado desse esforço e da decisão da Vale em preservar e conservar a área, dotando-a dos meios apropriados a tais objetivos, a Reserva é reconhecida internacionalmente como uma das mais importantes e bem sucedidas iniciativas empresariais de proteção ambiental e desenvolvimento tecnológico envolvendo a biodiversidade.

Em função da capacidade e natureza dos recursos da Reserva Natural Vale, bem como dos objetivos de manejo definidos em seu Plano Diretor, o programa de uso público possibilita a recreação e o turismo, estimula as atividades de educação ambiental e busca a auto-sustentabilidade econômico-financeira.

No local existem excelentes equipamentos de hospedagem, alimentação e lazer.

COMPLEXO LACUSTRE DO SOCOMGO

A Planície Costeira do Delta do Rio Doce possui 64 lagoas permanentes e mais cinco temporárias, configurando-se no maior complexo lagunar da América Latina. As principais são a Juparanã, a Lagoa Nova e a Lagoa do Meio.


Essas lagoas se situam hoje onde, há mais de 120 mil anos, se encontravam vales bastante aprofundados pela erosão, quando o mar atingia nível bem abaixo do atual. Hoje elas estão encaixadas nestas depressões (wikimapia).

Compõem principal ícone cênico do município de Linhares, oferecendo cenário ideal para refúgio para várias espécies da fauna e da flora naturais, se revelando assim como locais de grande importância ecológica e de enorme potencial ecoturístico para pratica de movimentos contemplativos, de caráter educacional, recreativo e, sobretudo na promoção de atividades relacionadas ao turismo e aventura, como o mergulho, a canoagem e a caminhada.

LAGOA JUPARANÃ

A Lagoa Juparanã, com 30km de comprimento e cerca de 3km de largura, é a maior lagoa do Brasil em volume de água doce e a segunda maior em extensão geográfica, alcançando os municípios de Linhares, Rio Bananal e Sooretama, onde encontram-se dezenas de praias e enseadas (wikimapia).


No lado oeste da lagoa, encontra-se uma formação insular formada por rocha granítica e o restante coberto com vegetação característica de bosque. É a chamada Ilha do Imperador, patrimônio cultural natural do Espírito Santo, tombado em 1999 devido aos importantes relatos históricos contidos do livro "Viagem de Pedro II ao Espírito Santo" de Levy Rocha, retiradas da caderneta de anotações de Pedro II quando em passagem pela Lagoa Juparanã.

PRAIA DO MINOTAURO

Praia situada na orla da Lagoa Juparanã, que abriga um exelente restaurante do mesmo nome. Cercado por uma vegetação típica de Mata Atlântica, estabelecimento oferece moquecas de robalo, dourado, tucunaré, tilapia, acará e outros.



PATRIMÔNIO DA LAGOA

Localidade as margens da Lagoa Juparanã dispõe de elementos naturais tais como: lagoa com praia fluvial além de um campo de futebol. Localizado no distrito de Comendador Rafael, seu estado de conservação foi definido como regular, em função da necessidade de melhorias estruturais e estéticas.

RESERVA BIOLÓGICA DE SOORETAMA

O objetivo principal da REBIO de Sooretama (wikimapia) é a preservação da fauna local e dos remanescentes de Mata Atlântica. Sua criação é o resultado da união da Reserva Florestal Estadual de Barra Seca, criada em 1941, com o Parque de Refúgio de Animais Silvestres Sooretama.

Antes de 1923 a unidade era ocupada por nativos, principalmente índios da Tribo Botocudos. Com a melhoria do acesso a esta área, a devastação ambiental foi progredindo e os nativos foram perdendo suas terras para madeireiros, posseiros, fazendeiros e demais invasores. A proteção das terras que a Reserva atualmente abrange deve-se aos esforços da divisão de Caça e Pesca do Ministério da Agricultura e, em particular, ao ilustre engenheiro e naturalista Álvaro Aguirre. O naturalista Augusto Ruschi fez vários estudos na unidade.

A reserva possui uso restrito a visitação com a finalidade de educação ambiental, no entanto seu plano de manejo esta sendo revisto, o que poderá causar pequenas alterações em questões de proibição e permissividade para algumas ações e atividades. 

CIRCUITO DO CÔCO E DAS ÁGUAS

O circuito de âmbito municipal com apelo ao agroturismo, foi elaborado e estruturado em parceria da Prefeitura Municipal de Linhares e SEBRAE. Os atrativos estão localizados no distrito de Farias.

• Sítio Cantinho da Roça – lazer e serviço de alimentação
• Cabana Renascer – serviço de alimentação
• Sítio Nívea Lazer Rural – hospedagem, alimentação e lazer
• APRUCOF – Produção de Frutas e derivados
• Lagoa Canto Grande – Atrativo natural em propriedade privada

SÍTIO NÍVEA LAZER RURAL

Propriedade que se destaca no âmbito do circuito municipal, por sua estrutura física e ordenamento paisagístico, no local existem equipamentos de hospedagem (pousada e área para camping), alimentação e além de diversas estruturas de lazer voltadas para a lagoa do Farias, postada as margens do sítio.

VILA DE POVOAÇÃO


Localizada na margem norte da Foz do Rio Doce, a vila de Povoação (wikimapia) possui praias em mar aberto, oferecendo excelentes condições para a pratica do surf, lagoas, em especial a Lagoa de Monsarás (wikimapia), e fragmentos de restinga em ótimo estado de conservação que oferecem trilhas sinalizadas, adequadas a interpretação ambiental.

Além das atrações naturais, o lugarejo é cheio de festividades, sendo a sede de uma das bandas de congo mais antigas do Estado: a de São Benedito. Outra festa em Povoação é a junina para a qual os moradores preparam, com dedicação, uma grande quadrilha.



Em povoação existe uma das bases do Projeto Ecocidadania em uma base de apoio do Projeto Tamar, em função da grande incidência de desova de tartarugas marinhas.



FAZENDAS DE CACAU

Na estrada que dá acesso a Regência, via margem do Rio Doce, existem fazendas que no auge da produção do cacau exibiam seu apogeu, ilustrado em estruturas de porte e áreas terra imensas, apresentando enorme potencial para atividades ecoturísticas voltadas a incentivo pedagógico, agroturismo, educação ambiental, cicloturismo, caminhadas e mesmo hospedagem em ambiente rural de época.

FLORESTA NACIONAL DE GOYTACAZES

A Floresta Nacional de Goytacazes foi criada em novembro de 2002. Trata- se de uma unidade de uso sustentável, em que a visitação pública é permitida e incentivada. Em seus limites ainda é possível encontrar árvores centenárias, tais como: jequitibás, sapucaias, jacarandá, entre outras espécies poupados pelo violento processo de desmatamento registrado em toda a região.

A população urbana de Linhares tem o privilégio de ter como vizinhos muito próximos animais como o macaco-barbado, tamanduá, pica-pau, veado, jacutinga, entre outros.

A Floresta Nacional de Goytacazes mantendo a mata em estado original e se destaca como a maior floresta urbana do Espírito Santo e a terceira em extensão do Brasil.

PONTAL DO IPIRANGA


Balneario localizado na porção norte do litoral de Linhares (wikimapia), apresenta-se como território de veraneio consolidado, sendo observada a ocupação massiva de casas de segunda residência, meios de hospedagem, de alimentação e estruturas de apoio.

No local existe uma base do Projeto Tamar, bem como, uma das três sedes do Projeto Ecocidadania.

Como elementos naturais de destaque estão as praias, o Rio Ipiranga e sua Foz, os preservados fragmentos de restinga, que separam a ocupação territorial da faixa de praia, garantindo uma das únicas, e poucas, modelo/forma de ocupação territorial. Como atrativos destacam-se a cultura das famílias que sobrevivem da pesca, os pequenos agricultores, a associação de artesanato, as trilhas interpretativas do Degredo e do Pontal, a apicultura, as veredas, além das curiosas histórias locais.

URUSSUQUARA E BARRA SECA

Distritos situados na divisa entre os municípios de Linhares e São Mateus, 12 km ao norte do Pontal do Ipiranga, apresentam poucos meios de hospedagem e equipamentos de alimentação, ocupados principalmente por grupos organizados de naturistas oriundos de todo o mundo.

Com praias de rara beleza, cortadas paralelamente pelo Rio Ipiranga, a região, ainda é pouco conhecida e visitada, abriga fragmentos de restinga extremante conservados e um extenso trecho de manguezal, despontando enorme potencial para promoção adequada de atividades de ecoturismo e aventura.

FUNDAÇÃO BIONATIVA


A Fundação Bionativa é um Núcleo de Apoio ao Uso Sustentado das Plantas Nativas, localizado no município de Sooretama, em uma área de 25ha, com uma área florestada que hoje forma o Bioparque, configurando-se no Centro de Treinamento.

Possui um viveiro para produção de mudas de essências nativas, que permite multiplicar o capital natural da floresta, como também difundir tecnologias de reflorestamento heterogêneo de agricultores.

Em outra vertente, direciona-se para a educação formal de jovens rurais através da criação presente de uma escola municipal de orientação Agro-Florestal, que constituirá um instrumento facilitador e um pólo de irradiação dos benefícios diretos e indiretos da biodiversidade, contribuindo para a sustentabilidade ambiental, econômica, social e cultural na região da Floresta de Tabuleiros.

Possui parceiros como Projeto Corredores Ecológicos, Ministério do Meio Ambiente, Governo do Estado do Espírito Santo, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e dos Produtores Rurais, Universidades e outros, integrando pesquisa, ensino e extensão.